Skip to content

Menu
  • home
  • área do novato
  • matérias
    • histórias
    • receitas
  • sobre mim
  • parcerias
  • apoie
Menu

O dicionário traduzido da Fórmula 1

Posted on December 29, 2024 by formulalau

Imagem de capa: racewear24

Pra quem é novo na F1, esse mundo parece estar em um idioma de outro planeta – e, infelizmente, os comentaristas não têm tempo de explicar tudo no ao vivo. Por isso, montei esse dicionário pra você entender, salvar e não esquecer mais.

Na Qualy

  • Pole Position: quem fez o melhor tempo e largará de P1.
  • Front Row: fileira da frente. Ou seja, P1 e P2.
  • Setor roxo: na qualy, fez aquele terço da pista melhor que todo mundo.
  • Setor verde: melhorou o próprio tempo.
  • Setor amarelo: não melhorou nada.

Na corrida

  • Volta rápida: quem fez a volta no circuito em menor tempo, se estiver no top 10, ganha um ponto extra. É indicada pelo reloginho roxo.
  • Double-Stack: os dois carros de uma equipe fazem o pit-stop na mesma volta.
  • Stop And Go: punição em que o piloto fica 5 ou 10 segundos parado no box antes de trocar os pneus.
  • Drive Through: punição em que o piloto passa pela pit-lane sem parar nos boxes
  • O que pode aparecer ao lado do primeiro colocado:
  • Interval: indica que os tempos mostrados são referentes ao piloto da frente.
  • Leader: assim, a referência é o líder.
  • Siglas nos últimos colocados:
  • DSQ: Piloto desclassificado da prova.
  • DNF: Não terminou a corrida.
  • DNS: Esse aqui nem começou.

No Grande Prêmio:

  • Hat-trick: quando o piloto marca a pole, a volta mais rápida e a vitória de um mesmo fim de semana.
  • Grand Chelem: um hat-trick com o adicional de liderar todas as voltas da corrida.

Usados para descrever pilotos:

  • Primeiro piloto: a prioridade da equipe. Não é uma posição oficial.
  • Segundo piloto: o que auxilia o primeiro e garante bons pontos. Também não é oficial.
  • Piloto reserva: assume quando algum dos dois titulares da equipe não pode guiar por algum motivo.
  • Terceiro piloto: é como um piloto de simulador, de testes.
  • Piloto pagante: quem garante a vaga mais pelo dinheiro do que pelo talento. É polêmico, então cuidado se for usar
  • Rookie: piloto estreante, o novato.
  • GOAT: sigla inglesa para “Melhor de Todos os Tempos”

Outros carros:

  • Medical Car: presta os primeiros socorros em caso de acidente.
  • Safety Car: anda na frente dos carros para reduzir suas velocidades e proíbe ultrapassagens em caso de obstáculos na pista.
  • Virtual Safety Car: mesma situação do SC, mas sem o carro em si.

Áreas da pista:

  • Grid de largada: onde os carros se alinham pra corrida. PS: “grid” também é usado como coletivo de piloto.
  • Pit-Lane: pista paralela que leva aos boxes. Tem limite de velocidade de 60km/h.
  • Padoque: onde anda quem tem sorte, dinheiro ou um cargo no GP.
  • Limite de pista: a linha branca ao lado da pista. Para não ser punido, o carro deve ficar com pelo menos uma parte de um dos pneus dentro do limite. Área de escape: a região que separa o limite de pista do muro. Pode ser de brita (pedra), grama, ou um asfalto mais áspero.
  • Zebra: a parte listrada ao lado da pista. Pode ou não ter uma inclinação que serve pra estragar o carro (mentira, é pra “devolver” o piloto para os limites de pista).
  • Chicane: parte do circuito em zig-zag que serve para diminuir a velocidade dos carros e exigir mais técnica dos pilotos
  • Zona de DRS: trechos da pista em que está habilitada a abertura da asa móvel.
  • – ⚠️ DRS é a sigla do Sistema de Redução de Arrasto e, pulando o engenheirês que não é meu forte, vamos só dizer que abrir a asa móvel diminui os impactos do ar sujo e deixa a ultrapassagem mais fácil.
  • Tá, já sei, travou no Ar Sujo. Olha o esquema:

Extra-pista:

  • FIA: É a Federação Internacional do Automobilismo; órgão que regulamenta o esporte a motor. Presidente atual: Mohammed Ben Sulayem.
  • GPDA: é a Associação dos Pilotos. Geralmente entra para lidar com decisões esdrúxulas da FIA. Presidente atual: George Russell

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Vamos falar de Fórmula 1?

Mas vamos falar em língua de gente - o mundo já é complicado demais pro seu novo hobby usar códigos que ninguém entende. Vem comigo?

Prazer, Laura

Aquela lá que tem vinte e três anos, mora em Buenos Aires e escreve sobre Fórmula 1 no Twitter, sabe?

Nem tenta!

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte do conteúdo deste site pode ser reproduzida ou transmitida de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou quaisquer sistemas de armazenamento e recuperação de informação, sem permissão por escrito da autora.

Contato, parcerias e coisas mil:
formulalau.contato@gmail.com

© 2025 | Powered by Superbs Personal Blog theme