Imagem de capa: racewear24
Pra quem é novo na F1, esse mundo parece estar em um idioma de outro planeta – e, infelizmente, os comentaristas não têm tempo de explicar tudo no ao vivo. Por isso, montei esse dicionário pra você entender, salvar e não esquecer mais.
Na Qualy
- Pole Position: quem fez o melhor tempo e largará de P1.
- Front Row: fileira da frente. Ou seja, P1 e P2.
- Setor roxo: na qualy, fez aquele terço da pista melhor que todo mundo.
- Setor verde: melhorou o próprio tempo.
- Setor amarelo: não melhorou nada.
Na corrida
- Volta rápida: quem fez a volta no circuito em menor tempo, se estiver no top 10, ganha um ponto extra. É indicada pelo reloginho roxo.
- Double-Stack: os dois carros de uma equipe fazem o pit-stop na mesma volta.
- Stop And Go: punição em que o piloto fica 5 ou 10 segundos parado no box antes de trocar os pneus.
- Drive Through: punição em que o piloto passa pela pit-lane sem parar nos boxes
- O que pode aparecer ao lado do primeiro colocado:
- Interval: indica que os tempos mostrados são referentes ao piloto da frente.
- Leader: assim, a referência é o líder.
- Siglas nos últimos colocados:
- DSQ: Piloto desclassificado da prova.
- DNF: Não terminou a corrida.
- DNS: Esse aqui nem começou.
No Grande Prêmio:
- Hat-trick: quando o piloto marca a pole, a volta mais rápida e a vitória de um mesmo fim de semana.
- Grand Chelem: um hat-trick com o adicional de liderar todas as voltas da corrida.
Usados para descrever pilotos:
- Primeiro piloto: a prioridade da equipe. Não é uma posição oficial.
- Segundo piloto: o que auxilia o primeiro e garante bons pontos. Também não é oficial.
- Piloto reserva: assume quando algum dos dois titulares da equipe não pode guiar por algum motivo.
- Terceiro piloto: é como um piloto de simulador, de testes.
- Piloto pagante: quem garante a vaga mais pelo dinheiro do que pelo talento. É polêmico, então cuidado se for usar
- Rookie: piloto estreante, o novato.
- GOAT: sigla inglesa para “Melhor de Todos os Tempos”
Outros carros:
- Medical Car: presta os primeiros socorros em caso de acidente.
- Safety Car: anda na frente dos carros para reduzir suas velocidades e proíbe ultrapassagens em caso de obstáculos na pista.
- Virtual Safety Car: mesma situação do SC, mas sem o carro em si.
Áreas da pista:
- Grid de largada: onde os carros se alinham pra corrida. PS: “grid” também é usado como coletivo de piloto.
- Pit-Lane: pista paralela que leva aos boxes. Tem limite de velocidade de 60km/h.
- Padoque: onde anda quem tem sorte, dinheiro ou um cargo no GP.
- Limite de pista: a linha branca ao lado da pista. Para não ser punido, o carro deve ficar com pelo menos uma parte de um dos pneus dentro do limite. Área de escape: a região que separa o limite de pista do muro. Pode ser de brita (pedra), grama, ou um asfalto mais áspero.
- Zebra: a parte listrada ao lado da pista. Pode ou não ter uma inclinação que serve pra estragar o carro (mentira, é pra “devolver” o piloto para os limites de pista).
- Chicane: parte do circuito em zig-zag que serve para diminuir a velocidade dos carros e exigir mais técnica dos pilotos
- Zona de DRS: trechos da pista em que está habilitada a abertura da asa móvel.
- – ⚠️ DRS é a sigla do Sistema de Redução de Arrasto e, pulando o engenheirês que não é meu forte, vamos só dizer que abrir a asa móvel diminui os impactos do ar sujo e deixa a ultrapassagem mais fácil.
- Tá, já sei, travou no Ar Sujo. Olha o esquema:

Extra-pista:
- FIA: É a Federação Internacional do Automobilismo; órgão que regulamenta o esporte a motor. Presidente atual: Mohammed Ben Sulayem.
- GPDA: é a Associação dos Pilotos. Geralmente entra para lidar com decisões esdrúxulas da FIA. Presidente atual: George Russell