Quem é o Gabriel?
O que você estava fazendo quando tinha 10 anos? Provavelmente fingindo ser o Ben 10 ou no meu caso, a Hannah Montana. Mas com essa idade, em 2014, o paulista Gabriel Bortoleto botou um vice-campeonato do Super Kart Brasil no currículo. Vem cá, deixa eu te contar sobre o moleque.

Se você não conhece muito da logística da coisa, saiba que um dos maiores obstáculos da América do Sul no automobilismo é a falta de investimento e visibilidade da base. Por isso, nossos mini pilotinhos precisam deixar o país ainda muito jovens – que foi o caso do Gabriel.

Ele foi pra Itália com o treinador aos 12 anos, sem a família. Dá pra imaginar, nessa idade, ver a família só dois meses por ano? “Tudo tá no Brasil. Suas avós, tias, amigos”, contou no Buzz Talk. “Tive que me blindar pra conseguir ir, ainda quase não tenho amigos na Itália”.
E infelizmente é uma realidade muito comum para quem vai tentar a vida nesse meio, uma vida dedicada à carreira desde muito novinho. É difícil, mas acredito que deve ser gratificante quando o resultado vem. O duro é que nem sempre depende só do piloto, mas já, já falamos disso.

Ele se saiu muito bem nas primeiras categorias com carros propriamente ditos: fez boas campanhas na Fórmula 4 Italiana e na Fórmula Regional Europeia, mas o destaque mesmo veio na Fórmula 3.
Quanto mais próximo da F1, mais potente é o carro e, obviamente, mais difícil de guiar que o da categoria inferior. Então sempre se espera que um novato tenha uma temporada beeem mais ou menos… …só que o Gabi estreou e foi campeão da Fórmula 3 no mesmo ano. Campeão. Novato!
Isso foi no ano passado e, por si só, já foi um puta feito. Tinha muita gente muito mais experiente que ele no grid. A gente já tava feliz pra caralho. Daí ele subiu pra Fórmula 2 nesse ano, em 2024 – e nós esperávamos uma temporada consistente, regular, mostrando serviço.
Começou uma temporada meio turbulenta, matando a gente do coração – mas aí desembestou a trazer alegria. O moleque começou a brigar na ponta. Pole, vitória, pódio, pontos e mais pontos… de novo, como novato. De novo, disputando com pilotos muito mais experientes. O grau aumentou, a expectativa foi crescendo – até porque, sabemos, a F2 é o último degrau antes da Fórmula 1.

E falando em F1, nossa, a gente estava muito coitado lá em cima.
Não tínhamos ninguém representando o Brasil lá em cima desde o Felipe Massa, que se aposentou em 2017. Mas o olho da F1 foi crescendo no Gabriel. O moleque se adapta rápido. É frio. Consistente. Limpo. Novato e líder do campeonato – de novo.
Por isso, então, a gente explodiu de alegria (mas não de surpresa) quando foi anunciado que Gabriel Bortoleto havia assinado um contrato plurianual com a equipe Sauber. E, mesmo com tantos fogos de artifício, a gente sabia que ainda tinha que terminar a F2.
O campeonato ficou super apertado. Gabriel chegou à última etapa com meio ponto de vantagem pro francês Isack Hadjar, que disputa a Fórmula 2 pela terceira vez. E ainda assim os gringos começaram a desmerecer: inventaram uma pá de choradeira pra tirar Gabriel pra merda. Um saco.
Daí, no meio desse cenário de invejosos, Gabi venceu o campeonato de Fórmula 2 de 2024 hoje de manhã. Dois campeonatos em dois anos seguidos, ambos como estreante. Olha só, só três pilotos fizeram isso na nova era da F2 – e hoje todos os três são pilotos de ponta da F1.
E ele deu a palavra aqui, pra cento e oitenta países ouvirem a mensagem em português, mesmo. Mas sejamos sinceros, isso aqui não é um tema de idioma – mesmo que ele falasse em inglês, mais ninguém entenderia o peso disso como a gente entende.
Agora deixa eu traduzir todo esse hype. O Brasil, o terceiro país com mais títulos da Fórmula 1, voltou à categoria com um piloto que impressionou o mundo antes mesmo de chegar, e que tem muita chance de ter uma carreira brilhante.
Mas como é a Sauber?
Pra falar em língua de gente, a Sauber de hoje é como se fosse uma equipe de transição. Sabe aquele papo de “não tem dinheiro, não tem a mídia, mas tem o povo”? Vai ser mais ou menos por aí. É que ela já foi vendida pra Audi, que não é qualquer montadora de esquina, né?
A Audi assume a responsa por toda a estrutura da equipe a partir de 2026, então a Sauber hoje trabalha em troca de um pastel e um caldo de cana – por isso a várzea do vídeo. Não têm um carro bom, não tem uma equipe boa, não tem nada. sendo bem sincera, hoje a equipe é uma bomba.
O que esperar?
Pra ser sincera, não muito. Não ligue a TV em 2025 achando que vai ouvir nosso hino ou ver o Gabi no pódio. Até porque, além de ter um carro ruinzinho, o pobre vai ser um novato entre gente muito experiente. É duro.
O que não significa que tudo tá perdido, calma! Se ele andar perto do companheiro de equipe dele já vai ser pra soltar fogos de artifício, principalmente no primeiro ano. O companheiro, no caso, vai ser o alemão Nico Hülkenberg.
Se o Gabriel andar próximo a ele, que é um piloto experiente, significa que tem futuro na F1! Mas fica calmo, que pra 2026 ele já tem vaga, e é justamente o ano que promete a Audi tá empenhada em entrar competitiva na F1, então provavelmente vem um carro melhor pro nosso menino.
Até lá vai ser dor e sofrimento, mas Gabriel Bortoleto já vai poder dizer que está entre os 20 melhores pilotos do mundo.